segunda-feira, 2 de maio de 2011

Curso: Elaboração de Projetos – Proinfo Integrado

  • Estamos com duas turmas em andamento, uma em Miracema no C. E. Deodato Linhares, com a Dinamizadora do PTE, Cláudia com apoio da Cristina e outra turma na Sede do NTE com a Dinamizadora Neuza Helia do PTE de Cambuci.
    EMENTA
Curso de capacitação promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado em parceria com a secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. “Tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola”.
Dinâmica & Avaliação:
”A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso”. O acesso ao conteúdo do curso e as interações a distância ocorrerão através do ambiente e-Proinfo. Haverá pelo menos 3 encontros presenciais. “Os critérios para obtenção da certificação são: a nota mínima final de 7,0 e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância”.
Pré-requisitos:
Ser professor da rede pública de ensino; Ter conhceimentos básicos de informática e Internet.
Objetivos:
- “Proporcionar a identificação das contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas inter-relações”. - “Reconhecer o conceito de currículo, bem como suas características e formas de organização viabilizadas pelo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em seu desenvolvimento”. - “Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias”. - Discutir os “mapas conceituais como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa e mapear o currículo desenvolvido em projetos de trabalho”.
Programa:
Eixo 1 – Projeto - Projeto: Visão histórica - Projetos e o uso de Tecnologias - Distintas instâncias de projeto na escola - Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem - Exemplos de projetos - Elaboração do Projeto (roteiro) Eixo 2 – Currículo - Currículo (concepções e tendências) - Integração de tecnologias ao currículo - Currículo por projetos - Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos - O desenvolvimento do projeto na sala de aula Eixo 3 – Tecnologia - Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo - Currículo na ação - Cartografia cognitiva e mapas conceituais












Nenhum comentário:

Postar um comentário