domingo, 17 de março de 2013

Colégio Estadual recebe reconhecimento da Microsoft


Extraído: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1484728

14/03/2013 - 16:07h - Atualizado em 14/03/2013 - 16:16h

Parceria da Seeduc com o Oi Futuro, Nave é eleito uma das escolas mais inovadoras do mundo.
O Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Instituto Oi Futuro, recebeu, nesta quinta-feira (14/03), o reconhecimento da Microsoft como a única escola do Brasil entre as 33 mais inovadoras do mundo. Na cerimônia, o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antônio Vieira Neto, e o presidente do Oi Futuro, José Augusto Figueira, receberam o título do presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy.
- Esse reconhecimento é importantíssimo para o estado. O projeto gerou um fruto que é uma solução educacional de extremo sucesso, principalmente para os alunos. O Nave é uma escola eficiente no que se propõe, que é formar bem o estudante. Se pensarmos em termo mundial, ter uma escola com esse tipo de reconhecimento sinaliza que o Brasil tem condições de oferecer uma Educação de extrema qualidade – afirmou o subsecretário.
O Colégio Estadual José Leite Lopes/Nave é a única escola brasileira selecionada para integrar o grupo Microsoft Innovative Schools World Tour, que representa a elite mundial dentro do Programa Escolas Inovadoras. Este programa tem por objetivo pesquisar e reconhecer modelos e metodologias de educação inovadoras, oferecendo apoio para a integração de tecnologias que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
- Esperamos que esse reconhecimento da Microsoft ajude a expandir para outras escolas essa vibração que torna o Nave uma experiência tão entusiasmante. Um dos objetivos do Oi Futuro é democratizar o acesso ao conhecimento. Quando digo que no Nave unimos tecnologia e educação, isso não significa apenas fornecer à escola equipamentos de última geração. A inovação não está na forma como esses equipamentos são usados, mas nas idéias que eles geram, na imaginação que eles despertam – disse o presidente do Oi Futuro, José Augusto Figueira.
Com metodologia moderna, o Nave forma jovens para atuar com as novas tecnologias do mundo contemporâneo, prepara-os para exercer profissões como roteiristas, programadores e designers para atuar com TV digital, internet, celular e jogos eletrônicos. Ao final de três anos, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional.
O Colégio Estadual José Leite Lopes/Nave foi construído sobre três pilares: escola estadual de ensino médio (integrado ao profissionalizante), núcleo de pesquisa e inovação, e centro de disseminação, com o objetivo de replicar práticas inovadoras para a rede pública de ensino. Atualmente, cerca de 900 alunos e 80 professores integram suas escolas, na capital fluminense e em Recife.
Nave no Microsoft Innovative Schools World Tour
A escola Nave fará parte do Microsoft Innovative Schools World Tour. Será a única escola brasileira a participar do programa, que foi lançado para mostrar as escolas que implementaram com sucesso a tecnologia e modelos inovadores de ensino e aprendizagem. A Microsoft realizará o Tour nas 33 escolas em 20 países.
As visitas às escolas mais inovadoras do mundo começarão em abril deste ano e terão a participação de um seleto grupo de dirigentes escolares e distritais, líderes governamentais e professores. Essas pessoas poderão acompanhar como os líderes educacionais dessas instituições têm aplicado a sua visão de re-imaginar a pedagogia e capacitar os professores, ajudando suas escolas a inovar seus processos de ensino e atendimento aos alunos, melhorar o comportamento dos estudantes, aumentar os resultados dos testes, inspirar os alunos e desenvolver competências do século 21.
O Programa Escolas Inovadoras faz parte da visão da Microsoft que busca trabalhar mais do que nunca trabalhar com governos, para juntos, diante das prioridades comuns, viabilizar o crescimento e a competitividade do país e busca contribuir com modelos pedagógicos e tecnológicos para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de forma que transforme não apenas a dinâmica da escola, mas o dia a dia dos alunos e de suas comunidades. E reconhece os esforços na criação de ambientes que promovam o ensino e a aprendizagem para melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho. Todas as escolas do programa têm demonstrado excelência nas seguintes áreas: liderança e cultura de inovação; ensino; aprendizagem e avaliação; capacitação de professores; e ambientes de aprendizagem, físicos e virtuais, inovadores.
A história do Nave dentro do Programa Escolas Inovadoras começou em 2009, quando a escola foi selecionada para a primeira fase do projeto, na categoria “Pathfinder”, e durante um ano recebeu capacitação por especialistas de Educação do mundo todo que compõem o Conselho do programa. Em 2010, o Nave foi convidado pela Microsoft a subir mais um degrau na estrada da inovação e passou a fazer parte de um grupo ainda mais seleto, de 25 escolas que seriam intituladas como “Mentoras”.
Durante dois anos, entre 2010 e 2011, o NAVE compartilhou sua visão e apoiou diretamente o desenvolvimento e a capacitação das novas escolas de diversos países da América Latina, Espanha e Portugal, iniciantes no programa, classificadas como “Pathfinder”.
Hoje, o Nave é a única escola brasileira a atingir o ponto mais alto de reconhecimento dentro do programa, compondo o Microsoft Innovative Schools World Tour. Escolas que fazem parte deste programa foram identificadas pela Microsoft como exemplos de classe mundial de ambientes de aprendizagem diferenciados e inovadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário