segunda-feira, 12 de maio de 2014

Escola de Física CERN 2014 - Sociedade Brasileira de Física

Extraído: http://www.sbfisica.org.br/v1/escolacern/index.php/edicoes/2014

São Paulo, 06 de maio de 2014.
Do Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Responsável pela Escola de Física CERN 2014
Sociedade Brasileira de Física

Assunto: Participação de professores brasileiros na Escola de Física no CERN 2014 – Lisboa e Genebra

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2014.

Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, foi aberta, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa deste ano, que acontecerá no período de 24 a 29 de agosto de 2014, ao lado dos professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos. Além da participação na Escola de Física no CERN, em Genebra, os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de agosto, preparando-se para a Escola no CERN. 

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar para o LIP e o CERN, trinta professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Física, através de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, e com recursos oriundos da CAPES, está coordenando o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

Certo de seu interesse, informamos que o edital relativo a essa atividade já está disponível na página da Sociedade Brasileira de Física e as inscrições estarão abertas do dia 06 até o dia 31 de maio de 2014, exclusivamente através de site específico da SBF.

Atenciosamente,
 
Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Responsável pela Escola de Física CERN 2014
Sociedade Brasileira de Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário